sexta-feira, 21 de junho de 2013

No final de semana...


Costumo frequentar sempre os mesmos bares, as mesmas lojas, os mesmos supermercados. Vez ou outra, se não for muito longe da minha casa, procuro conhecer algum novo ponto cervejeiro que abriu na cidade. Eu não fico procurando sarna para me coçar, polêmicas ou temas para esse blog. Eles surgem (e as vezes demora um pouquinho) das minhas experiências na busca por boas cervejas e boas compras. Também conto com a ajuda de alguns dos 300+ leitores do meu twitter, que de vez em quando me dão uns toques, e de diversos colegas do fórum Brejas, sempre atentos às pegadinhas que aparecem por aí. Informação relevante, preço bom, flagra cervejeiro? Me manda que eu compartilho.






No final de semana passado não fiz muita coisa, mesmo assim presenciei dois episódios que valem o relato. No sábado, eis que surge uma ótima oportunidade de comprar algumas boas cervejas americanas, que até então não estavam presentes no mercado brasileiro, e por um preço bem atraente. Lá fui eu na Almada's comprar um 6pack de boa pale ale por R$36 e experimentar uma cerveja com sementes de cânhamo. Ótimo programa para um sábado a noite! Nessa semana, o mercado paulistano foi inundado por diversas cervejas americanas que não costumam aparecer por aqui, tudo graças a uma tal de "American Craft Beer Week", evento no qual uma importadora convidou representantes de cervejarias americanas para conhecer o mercado brasileiro de perto, com a pretensão de convencê-los a vender suas cervejas no Brasil. Espero que funcione. Provavelmente preocupados em passar uma boa impressão sobre o mercado local, a importadora que trouxe esse lote especial de cervejas americanas rotulou a maioria delas com 3 meses de validade, pratica inédita por aqui, mas comum nos EUA. Dessa forma, diversas dessas cervejas aportaram por aqui beirando o final da validade. É o caso das Oskar Blues Dale's Pale Ale que havia comprado. As latas não trazem um prazo de validade, apenas a data de enlatamento: março-20-2013. O curioso é que o site Fresh Beer Only!, referência sobre datação de cervejas americanas, indica o prazo de validade de 4 meses para as Oskar Blues. Isso que é mudança de atitude por parte da importadora Tarantino!






No domingo, durante o almoço de família, apresento uma Way Beer Irish Red Ale de litrão para compartilharmos. Um tio, bebedor de vinho experiente, toma um gole da Way, faz careta e reclama: "muito amarga, não gostei". Uma reação que eu não esperaria de uma pessoa habituada a beber vinho tinto europeu. Isso me fez refletir: o bebedor de cerveja com baixa tolerância ao amargor não seria o mesmo que o bebedor de vinho com baixa tolerância aos taninos e a acidez? Pessoalmente, prefiro as cervejas amargas e os vinhos secos. Cerveja adocicada eu até aprecio, mas vinho suave é difícil de encarar. Obviamente que todos tem suas preferências, o vinho Sinuelo Suave e a Nova Schin Malzbier estão aí para provar isso, mas a meu ver, a intolerância ao amargor, a acidez e aos taninos define um paladar que ainda tem muito a amadurecer. Quem sabe eu ainda não consigo fazer o tio beber uma IPA sem careta?




Semana que vem tem a feira Brasil Brau. Espero que aconteça alguma coisa mais excitante por lá.